Você não precisa de pedido médico para os exames de rotina

Estar atento à saúde e fazer os exames de rotina é a melhor forma de detectar doenças em fase inicial, quando muitas delas podem ser tratadas de forma mais simples e eficiente.

A detecção precoce oferece ao paciente a melhor chance obter o tratamento certo rapidamente, evitando complicações.

A maioria desses problemas de saúde e estilos de vida inadequados não produzem sintomas nos estágios iniciais.

Por isso, se realizarmos um controle regular de nossa saúde, conheceremos seus índices normais e poderemos reconhecer quando ocorrer uma alteração.

Neste artigo explicamos um pouco mais sobre a importância dos exames de rotina e quais são os principais a serem feitos. Continue a leitura e saiba mais!

Porque os check-ups são tão importantes?

Como informado acima, os exames regulares de saúde podem ajudar a encontrar problemas antes mesmo de eles começarem. 

Por meio de exames preventivos, não apenas confirmamos que estamos em perfeita saúde, mas também poderemos descobrir se temos fatores de risco, hereditários ou não, que podem mais tarde desenvolver uma doença. 

Ao detectá-los precocemente, poderemos receber tratamento oportuno que nos fornece prognósticos positivos a longo prazo. 

Onde posso fazer os exames de rotina?

Existem várias instituições e laboratórios de análises clínicas que prestam o serviço de check-up. Por exemplo, o Laboratório Marcos Donadon.

Aqui no Laboratório Marcos Donadon, oferecemos planos especiais, além de qualidade e agilidade, para pessoas que, devido ao ritmo de vida e ao nível de trabalho, não têm tempo disponível para monitorar e controlar constantemente sua saúde.

Preciso de pedido médico para realizar os exames?

A resposta é NÃO! Não é necessário ter pedido médico para a realização de exames de rotina, em caso de atendimento particular.

Para que isso ocorra o cliente deve apresentar no ato do seu atendimento um documento válido com foto e preencher um formulário próprio para este fim, exigido pelo Laboratório de análises.

Dependendo do lugar, as pessoas podem fazer a coleta do material sanguíneo por ordem de chegada — sem pedido médico — ou agendar um horário por telefone.

A dica é: procure um laboratório confiável que emita resultados de forma ágil, facilitando o diagnóstico precoce.

O que deve incluir nos exames de rotina?

O tipo de check-up varia de acordo com o sexo e a idade do paciente. Isso ocorre porque um corpo jovem não requer os mesmos cuidados que um corpo mais velho.

Check-up para mulheres

No caso das mulheres, é importante que seja realizado de forma anual, preferencialmente, exames específicos, como:

  • papanicolau;
  • colposcopia;
  • vulvoscopia;
  • ultrassonografia transvaginal.
  • mamografia;
  •  tireoide;
  • glicemia;
  • triglicerídeos;
  • colesterol;
  • autoexame da pele;
  • eletrocardiograma;
  • ergométrico.

Cada um deles atende a uma determinada faixa etária. A mamografia, por exemplo, deve começar a ser feita a partir dos 35 anos, em formato de prevenção. Já o papanicolau é recomendado a partir dos 18, enquanto os outros exames citados têm abrangência maior.

Check-up para homens

Os homens também devem realizar um check-up anual. Os exames que devem ser realizados são:

  • exame de Próstata (importante na prevenção do Câncer de Próstata):
  • autoexame Testicular;
  • colonoscopia;
  • colesterol;
  • eletrocardiograma;
  • ergométrico.
  • laboratoriais hormonais.

De modo geral, esse e os outros exames podem ser feitos anualmente a partir dos 40 anos, e com uma frequência maior a partir dos 50 anos.

Em casos de histórico familiar de doenças, o recomendado é que se inicie os exames já a partir dos 30 anos.

Conte com o Laboratório Marcos Donadon para seus exames de rotina

Agora que você entendeu mais sobre a importância dos exames de rotina para o cuidado com a sua saúde, conte com o Laboratório Marcos Donadon para realizá-los!

Infelizmente a maioria dos brasileiros possui a cultura de ir ao médico apenas quando já está doente. Por conta disso, os casos de câncer em que não há possibilidade de cura estão aumentando anualmente.

Tenha como objetivo diário, o cuidado com a própria saúde. Se alimente bem, faça exercícios físicos, além de consultas médicas e exames periódicos.

Encontre um momento para cuidar de você e da sua saúde.

Ficou com alguma dúvida? Então que tal assinar a nossa newsletter para continuar recebendo conteúdos interessantes como esse? Ah! Você também pode nos seguir nas redes sociais através do Facebook e Instagram.

Publicado por: Laboratório Marcons Donadon
Laboratório Marcos Donadon, oferece um ambiente inovador e sofisticado de última geração. O foco é oferecer um tratamento humanizado e completo aos pacientes de todas as idades,com valores mais acessíveis para população.
Não achou o que procurava? Busque aqui!
Nenhum item encontrado.
Posts populares

Dicas para manter a saúde da família

Exame de glicose: entenda como funciona

Como escolher seu laboratório em Porto Velho

Exame toxicológico: o que preciso para realizar?

Assine a Newsletter

(69) 3229-6917

Rua Joaquim nabuco, 2105 - Centro 76804-340 - Porto Velho - RO

Ver no mapa

Jussara Isa Braga Pacheco
Responsável técnico
CRBM: 2417

Nosso material tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas , consulte o seu médico.

Termos e serviços