Quais alimentos são bons para quem tem colesterol alto

O colesterol alto é um problema que aflige grande parte dos brasileiros. De acordo com uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), cerca de 40% da população nacional têm níveis elevados de colesterol, um dos principais fatores de risco para a saúde do coração.

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Dados da pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) corroboram com a afirmação, demonstrando que o colesterol alto é mais frequente nas mulheres (25,9%) do que em homens (18,8%). Além disso, a predominância é entre adultos entre 55 a 64 anos (41%).

No entanto, existem alimentos para quem tem colesterol alto que podem ajudar no tratamento e, mais do que isso, reduzir o LDL (considerado o “colesterol ruim”) e aumentar o HDL (ou o “colesterol bom”).

Dessa maneira, consumir a quantidade certa de gordura e ter uma alimentação equilibrada pode ajudar na manutenção do colesterol bom, acima de 60 mg/dL, que é considerado saudável e, ao mesmo tempo, diminuir o colesterol ruim.

A seguir, conheça quais alimentos são bons para quem tem colesterol alto!

Peixes

As carnes brancas, principalmente os peixes, são mais indicadas para quem tem colesterol alto, já que a quantidade de gordura saturada é bem menor em relação às demais opções, como a carne de boi.

Além do mais, os peixes são ricos em ômega 3 e ácidos graxos, que são ótimos auxiliares no aumento do HDL, bem como ajudam na saúde do coração, prevenindo contra doenças cardíacas, como as arritmias.

Recomenda-se consumir de duas a três porções por semana.

Soja

A soja e os alimentos produzidos a partir dela (leite, tofu, carne de soja, etc.) são considerados ótimos aliados contra o colesterol alto.

Vários estudos na área comprovam que o consumo de 25 gramas de proteína de soja por dia (o equivalente a 2 xícaras e meia de leite, ou 280 gramas de tofu) é capaz de reduzir o LDL em até 6%.

Azeite extra virgem

O azeite extravirgem ajuda na elevação do colesterol bom (HDL) e redução do colesterol ruim (LDL), já que o alimento possui gordura monoinsaturada, que é extremamente benéfica para o coração e tem ação antiinflamatória.

No entanto, não se pode exagerar no consumo. O recomendado é duas colheres de sopa por dia, no máximo.

Abacate

O abacate é rico em ácido oleico, que também é uma gordura monoinsaturada capaz de manter os níveis adequados de colesterol.

Além de reduzir o colesterol alto, a fruta contribui para diminuir os níveis de triglicérides no sangue. Com isso, é possível prevenir o aparecimento de doenças cardiovasculares, entre outros problemas no coração.

Romã

Ainda dentro da família das frutas, o romã é outro alimento redutor do colesterol alto. Ademais, ele contém antioxidantes, como os flavonóides, ácidos fenólicos e elágicos, que têm ação antiinflamatória e colabora para evitar o envelhecimento precoce.

Inclusive, o chá de romã tem efeitos positivos para a prevenção contra o câncer, especialmente o de mama e próstata, justamente por conta de seus nutrientes e vitaminas.

Oleaginosas

As oleaginosas, como castanhas, sementes de girassol, amêndoas e nozes são capazes de elevar o colesterol bom e diminuir o ruim, porque são ricas em gorduras mono e poliinsaturadas.

Além disso, elas possuem antioxidantes poderosos, como a vitamina E, selênio, magnésio e zinco. Esses nutrientes naturais ajudam na melhor absorção de gordura pelo intestino e, como consequência, reduzem os níveis de colesterol alto.

Contudo, vale dizer que as oleaginosas têm alto valor calórico. Por isso, devem ser consumidas com moderação.

Aveia

A aveia é uma excelente fonte de fibras e, portanto, ajuda na absorção do colesterol além de melhorar a flora e o funcionamento do intestino.

A recomendação é adicionar a aveia logo no café da manhã, em conjunto com algumas frutas, como maçã, morango e o abacate. O ideal é uma porção de 20 a 35 gramas por dia.

Vale dizer que para todo o consumo de fibras, também é indicado manter uma boa hidratação, já que a água é fundamental para o funcionamento do intestino.

Feijão

O feijão tem um bom percentual de fibras e proteínas, que realizam uma “limpeza” da gordura no fígado e no coração. Além do mais, o alimento baixa o índice glicêmico, pois libera açúcar devagar e em menor quantidade no sangue.

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Publicado por: Laboratório Marcons Donadon
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