Prevenção e acompanhamento: um segredo para uma vida mais saudável

Uma vida mais saudável é garantia de menos doenças? Muitas pessoas pensam que a expectativa de vida é amplamente determinada pela genética. No entanto, os genes desempenham um papel muito menor do que você imagina. O que acontece é que, fatores ambientais como dieta e estilo de vida são fundamentais.

Ouça este conteúdo:

 

Mas, o que fazer para ter uma vida mais saudável? Explicaremos para você no artigo de hoje! Continue a leitura!

A importância de check-ups regulares

Começamos com esse assunto, por que, uma geração atrás, as pessoas costumavam consultar seu médico apenas quando estavam doentes. 

Hoje, os cuidados preventivos de saúde, estão se tornando comuns, à medida que as pessoas se tornam mais instruídas, e capacitadas sobre sua própria saúde. 

As pessoas procuram preventivamente aconselhamento médico sobre como viver um estilo de vida mais saudável, e através desse aconselhamento é possível reduzir o risco de várias condições ou doenças, mantendo uma dieta saudável, peso e nível de atividade física.

Mas não é só isso! Confira abaixo outros benefícios de fazer exames de rotina regulares: 

  • Detectar condições ou doenças potencialmente fatais à saúde.
  • Aumentar as chances de tratamento e cura.
  • Aumentar a vida útil e melhorar a saúde.

Principais hábito ​​para uma vida mais saudável

Não faltam informações disponíveis nas dicas sugeridas para viver um estilo de vida mais saudável.

Não seremos exaustivos, mas identificamos os principais hábitos saudáveis ​​mais prevalentes que qualquer pessoa pode incluir em suas vidas diárias.

1. Faça seu exercício e tenha uma vida mais saudável

O exercício regular é provavelmente o mais próximo que podemos chegar de uma fonte de juventude. O esporte ajuda a controlar o peso, a manter ossos, músculos e articulações saudáveis, ​​além de reduz o risco de pressão alta.

2. Sempre tome café da manhã

Pesquisas mostram que as pessoas que tomam café da manhã, tendem a ingerir mais vitaminas, minerais e menos gordura e colesterol. 

Comer coisas que são ricas em fibras e proteínas mantém você se sentindo cheio e energizado. Isso inclui cereais e pães integrais, leite com baixo teor de gordura, frutas e iogurte.

3. Mantenha-se hidratado

Obter a quantidade adequada de água no organismo é extremamente importante, pois todas as células, tecidos e órgãos de nosso corpo precisa de água. 

4. Durma

O sono é crucial para o nosso bem-estar. Enquanto dormimos, o cérebro elimina os resíduos do trabalho do dia, redefinindo e restaurando as redes nervosas, para que funcionem completamente quando acordamos.

Dicas de alimentação para uma vida mais saudável

  •  A maior parte do consumo de alimentos deve consistir em alimentos saudáveis, como frutas, verduras, grãos integrais e produtos lácteos sem gordura, ou com pouca gordura.
  • Incorpore carnes magras, aves, peixes, feijões, ovos e nozes (com ênfase nos feijões e nozes) em uma dieta saudável.
  •  Escolha alimentos com baixo teor de gorduras saturadas, gorduras trans, colesterol, sal (sódio) e açúcares adicionados.
  • Lanches saudáveis ​​são bons com moderação e devem consistir em itens como frutas, grãos integrais ou nozes para satisfazer a fome e não causar ganho excessivo de peso.
  • Reduza o consumo de álcool e refrigerantes. Evite o consumo diário.

Então, quais exames de rotina você precisa fazer para acompanhar sua saúde?

O check-up regular deve ser feito por todos, homens e mulheres, adultos, crianças e principalmente idosos. Dentre os exames mais pedidos estão:

  • Exame de sangue.
  • Análise de urina e fezes.
  • Eletrocardiograma (para acompanhamento cardíaco).
  • Exames oftalmológicos (para acompanhamento da visão).

Esses exames dão as informações gerais do organismo e do funcionamento de órgãos como rins, fígado ou coração, sendo úteis nos diagnósticos de doenças.

Auxiliam ainda na pesquisa de parasitas e vírus, por meio dos exames de sangue, além de a descoberta de doenças como anemia, leucemia, e a contagem dos níveis de açúcar e ferro, entre outros dados.

Lembre-se: os exames laboratoriais são essenciais para o diagnóstico de certas doenças ou para a confirmação delas. A coleta de amostras, seja ela por meio de sangue ou urina, por exemplo, faz parte do check-up geralmente solicitado pelos médicos.

São exames de extrema importância para os cuidados com a saúde e ajuda a manter uma vida mais saudável.

Cuide da sua saúde e agende um horário para seus exames aqui no Laboratório Marcos Donadon. Oferecemos uma ampla variedade de análises excepcionais para você e sua família. Entre em contato hoje mesmo pelos números (69) 3229-6917 e (69) 98501-1938 para agendar o seu horário.

Ficou com alguma dúvida? Então que tal assinar o nosso newsletter para continuar recebendo conteúdos interessantes como esse?

 

Leitura complementar:

Você não precisa de pedido médico para os exames de rotina

Publicado por: Laboratório Marcons Donadon
Laboratório Marcos Donadon, oferece um ambiente inovador e sofisticado de última geração. O foco é oferecer um tratamento humanizado e completo aos pacientes de todas as idades,com valores mais acessíveis para população.
Não achou o que procurava? Busque aqui!
Nenhum item encontrado.
Posts populares

Dicas para manter a saúde da família

Exame de glicose: entenda como funciona

Como escolher seu laboratório em Porto Velho

Exame toxicológico: o que preciso para realizar?

Assine a Newsletter

(69) 3229-6917

Rua Joaquim nabuco, 2105 - Centro 76804-340 - Porto Velho - RO

Ver no mapa

Jussara Isa Braga Pacheco
Responsável técnico
CRBM: 2417

Nosso material tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas , consulte o seu médico.

Termos e serviços