O que preciso para realizar o exame de DNA

O exame de DNA é muito usado para teste de paternidade e maternidade, sendo possível verificar quem são os ancestrais de uma determinada pessoa. Hoje em dia, o procedimento é muito comum para avaliação do perfil genético, inclusive para a detecção de doenças hereditárias ainda durante a gestação.

Ouça este conteúdo:

Além do mais, o exame de DNA é recorrente em testes de paternidade duvidosa. Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), há mais de 5,5 milhões de crianças brasileiras sem o nome do pai na certidão de nascimento. Por conta disso, o teste de DNA é fundamental para processos de filiação paterna.

O exame de DNA também é usado para verificação de materiais genéticos em cenas de crimes. Desse modo, o teste orienta os passos de investigações criminais e processos legislativos, devido ao seu alto grau de certeza (mais de 99,9%).

Mas, o que preciso para realizar o exame de DNA? Como o teste é feito? O resultado é realmente preciso?

O artigo de hoje pretende responder a estas perguntas, além de oferecer detalhes sobre o exame de DNA no laboratório Marcos Donadon. Acompanhe a leitura!

Como é feito o exame de DNA?

O DNA está localizado no interior das células, contendo todo o material genético dos seres vivos. Ele concentra as informações que determinam o funcionamento do metabolismo, bem como as principais características do corpo humano.

Dentro das células, o DNA se organiza de forma compacta, em estruturas conhecidas como cromossomos. Os humanos contam com 46 cromossomos (23 da mãe e 23 do pai). Esse conjunto é conhecido como genoma humano.

Para fazer o exame de DNA, é preciso coletar amostras de algum fluido corporal, como cabelo, esperma, sangue, saliva, unhas, entre outros.

O exame de DNA na gravidez pode ser feito com a coleta de material fetal, com pouco risco de aborto (1%), dependendo das condições envolvidas.

Depois de colhida a amostra, o material deve ser enviado por um laboratório confiável e de qualidade, onde é armazenado em recipientes e analisado. A avaliação e tratamento do DNC é feito através de um equipamento magnético conhecido como extrator automatizado, que separa a proteína do genoma.

Posteriormente, é feito um mapeamento genético, o que torna possível a comparação da amostra com outro tipos de DNA.

Não é necessário se preparar para o exame de DNA. Ou seja, mesmo na coleta de sangue, o paciente não precisa se submeter a jejum ou interromper qualquer medicamento.

Tem como fazer exame de DNA escondido?

O exame de DNA deve ser feito com o consentimento da mãe, no caso de crianças menores de idade. Porém, em caso de morte ou ausência da mãe, o DNA do filho e do suposto pai pode ser testado com autorização do pai de registro ou responsável legal.

Como este exame é normalmente usado para teste de paternidade, é importante contar com amparo legal para o procedimento, uma vez que os resultados podem ser aproveitados para outros processos (como requisição de pensão, registro de nome, entre outros).

O exame de DNA também pode ser feito no caso de pai morto. Neste caso, a coleta será feita com base nos materiais genéticos de parentes de primeiro grau do suposto pai (avós, tios ou tias).

O exame de DNA pode ser usado para doenças?

Sim, o exame de DNA pode ser usado para investigação de doenças hereditárias, além do teste de paternidade. Entre os principais diagnósticos, destacam-se:

  • Distrofias musculares;

  • Síndrome de Down e Patau;

  • Fibrose cística;

  • Daltonismo.

Inclusive, muitos exames de DNA são requisitados ainda na gravidez para avaliação das condições do bebê, sendo possível prever doenças e orientar os melhores tratamentos, antes mesmo do nascimento da criança.

Há fatores que alteram o resultado do exame?

Embora o exame de DNA tenha 99,9% de certeza, alguns fatores podem alterar os resultados do teste.

Assim, pacientes que tenham realizado transplante de medula ou passado por transfusões de sangue nos últimos seis meses devem esperar mais tempo para fazer o exame. Ou então, a coleta deve envolver amostras que não o sangue (fios de cabelo, unhas, saliva).

O Laboratório Marcos Donadon conta com uma equipe completa para coleta e análise do exame de DNA. Siga-nos no Facebook e Instagram e fique por dentro das novidades!

Publicado por: Laboratório Marcons Donadon
Laboratório Marcos Donadon, oferece um ambiente inovador e sofisticado de última geração. O foco é oferecer um tratamento humanizado e completo aos pacientes de todas as idades,com valores mais acessíveis para população.
Não achou o que procurava? Busque aqui!
Nenhum item encontrado.
Posts populares

O que preciso para realizar o exame de DNA

Dicas para manter a saúde da família

Exame de glicose: entenda como funciona

Como escolher seu laboratório em Porto Velho

Assine a Newsletter

    (69) 3229-6917

    Rua Joaquim nabuco, 2105 - Centro 76804-340 - Porto Velho - RO

    Ver no mapa

    Jussara Isa Braga Pacheco
    Responsável técnico
    CRBM: 2417

    Nosso material tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas , consulte o seu médico.

    Termos e serviços