HIV: saiba com funciona o exame de diagnóstico do vírus

Os exames sorológicos são usados para identificar a presença de antígenos (substâncias estranhas ao organismo, como vírus e bactérias) de vários microrganismos, bem como a presença de anticorpos que são desenvolvidos como resposta no nosso sistema imunológico.

Como o próprio nome sugere, os exames sorológicos se debruçam principalmente sobre o soro sanguíneo. Através da análise de uma amostra de sangue do paciente, é possível verificar a presença de doenças, incluindo sífilis, dengue, herpes, HIV e, recentemente, o novo coronavírus (Covid-19).

Quer saber mais sobre quais são os exames sorológicos e quando é preciso fazê-los? Então, acompanhe o artigo de hoje!

O que são os exames sorológicos?

Os exames sorológicos fazem parte de uma importante área de análise clínica laboratorial: a sorologia. Por meio dela, é possível separar o líquido do sangue, após a coagulação e, desse modo, identificar as moléculas IgM e IgG.

A IgM é formada no corpo do paciente logo após o contato com o agente infeccioso. É por meio dela que se pode identificar o estágio inicial da infecção e, com isso, orientar as melhores maneiras para combater a doença.

No entanto, a molécula de IgM tem uma vida curta e não sobrevive muito tempo no corpo. Posteriormente, é formada a IgG, que impede a reinfecção pelo agente.

As moléculas de IgG são os nossos famosos anticorpos, que funcionam como uma espécie de “soldados” para combater os antígenos e evitar que a infecção apareça novamente em nosso corpo.

Quando devo realizar um exame sorológico?

Os exames sorológicos normalmente são recomendados para identificação de doenças causadas por vírus e protozoários. Com a sorologia, é possível verificar a presença de antígenos e anticorpos para os seguintes agentes infecciosos:

  • HIV (vírus da imunodeficiência humana);
  • Arbovírus (causador da dengue);
  • RNA do gênero Lyssavirus (causador da raiva);
  • Vírus causador da herpes;
  • Protozoários da Leishmaniose e Toxoplasmose;
  • Covid-19.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), logo após o decreto de pandemia do novo coronavírus, em março de 2020, a quantidade de exames sorológicos se multiplicou rapidamente, como uma maneira de ampliar as possibilidades de testagem na população.

Importante ressaltar que a interpretação dos exames sorológicos deve ser feita por um profissional de saúde especializado, para avaliar o estágio da doença e realizar um diagnóstico preciso, orientando os métodos mais assertivos de tratamento.

Como é feito o exame de sorologia?

Para a realização do teste de sorologia, o procedimento é bem simples: basta coletar uma amostra de sangue do paciente e, logo em seguida, levar o material até a área de análise, para separação das células sanguíneas do soro.

A verificação dos antígenos e dos anticorpos é feita no soro, com equipamentos próprios para a identificação das moléculas.

Na realização dos exames sorológicos, não é necessário permanecer em jejum.

Quais são os resultados do exame?

Como dito anteriormente, o resultado dos exames sorológicos deve ser interpretado por um médico ou profissional de saúde especializado, que irá orientar o melhor tratamento.

  • IgM e IgG negativos: o paciente não teve contato com o agente infeccioso;
  • IgM e IgG positivos: o paciente está com infecção em estágio avançado;
  • IgM positivo e IgG negativo: o paciente está com infecção em estágio inicial;
  • IgM negativo e IgG positivo: o paciente tem uma infecção antiga, que já passou meses ou anos. Indica o sucesso na produção de anticorpos para combate ao agente.

É importante realizar os exames sorológicos logo na suspeita de uma infecção, para detectar a doença ainda nos estágios iniciais e evitar complicações.

Onde realizar exames sorológicos em Porto Velho?

Você pode realizar exames sorológicos em Porto Velho com a gente, no Laboratório Marcos Donadon.

Contamos com uma estrturua completa para atendimento a pacientes, realizando testes de sorologia para identificação de várias doenças, inclusive para casos suspeitos de Covid-19.

No caso específico do novo coronavírus, é importante entrar em contato com o laboratório e verificar o procedimento padrão a ser adotado para a coleta de amostra do sangue.

Se você deseja realizar exames sorológicos em Porto Velho, incluindo para a detecção da Covid-19, mande uma mensagem para a gente e se informe sobre os horários de atendimento e os valores de cada teste.

Nossa equipe está totalmente preparada para te receber e oferecer uma análise precisa. Esperamos por você!

Publicado por: Laboratório Marcons Donadon
Laboratório Marcos Donadon, oferece um ambiente inovador e sofisticado de última geração. O foco é oferecer um tratamento humanizado e completo aos pacientes de todas as idades,com valores mais acessíveis para população.
Não achou o que procurava? Busque aqui!
Nenhum item encontrado.
Posts populares

HIV: saiba com funciona o exame de diagnóstico do vírus

Exames sorológicos: quais são e quando preciso realizar?

Exames de rotina: anote quais você precisa realizar!

BETA HCG: saiba quando realizar e como entender os resultados

Assine a Newsletter

    (69) 3229-6917

    Rua Joaquim nabuco, 2105 - Centro 76804-340 - Porto Velho - RO

    Ver no mapa

    Jussara Isa Braga Pacheco
    Responsável técnico
    CRBM: 2417

    Nosso material tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas , consulte o seu médico.

    Termos e serviços