Exames laboratoriais para realizar em 2021

O ano de 2021 já começou e, com ele, a chance de cuidar mais da sua saúde realizando os exames laboratoriais de check-up.

Em 2020, percebemos o quanto é importante cuidar da nossa saúde, ainda mais com a pandemia da Covid-19, que se estendeu para quase todos os países, incluindo o Brasil.

Por essa razão, vale a pena ter um pouco mais de atenção à sua qualidade de vida, manter hábitos saudáveis e equilibrados e, é claro, manter todos os seus exames em dia para verificar as condições do seu organismo e ter um diagnóstico precoce.

No artigo de hoje, conheça alguns dos principais exames laboratoriais para realizar em 2021 e conte com o apoio do Laboratório Marcos Donadon!

1 – Hemograma

hemograma é um velho conhecido no mundo dos exames laboratoriais. Ele permite a verificação das células sanguíneas, incluindo as hemácias, leucócitos e plaquetas, sendo capaz de diagnosticar diversas condições de saúde.

A verificação das hemácias permite o diagnóstico de anemias, quando há a redução do número de células vermelhas. Devido à própria biologia, as mulheres naturalmente têm níveis um pouco mais baixos que os normais. Porém, todos os resultados devem passar pela interpretação médica.

Já os leucócitos são as células de defesa do corpo. Por meio deles, é possível verificar a resposta do nosso organismo a um processo infeccioso em curso. Tanto que a partir dessa análise, os médicos conseguem diagnosticar doenças silenciosas nos pacientes.

Por fim, as plaquetas são as células responsáveis pela coagulação do sangue. Os níveis mais elevados são conhecidos como trombocitose, enquanto os mais baixos, trombocitopenia. Quando há uma grande diminuição, há propensão para sangramentos; já as quantidades mais elevadas, trombose.

A análise da dosagem de plaquetas é exigida para qualquer paciente que vai passar por cirurgias ou procedimentos susceptíveis à sangramentos.

2 – Colesterol

colesterol refere-se à quantidade de gorduras no sangue, sendo um dos principais exames laboratoriais para diagnóstico precoce de doenças cardiovasculares.

O teste inclui a verificação do LDL (conhecido como “colesterol ruim”), HDL (colesterol bom) e triglicérides, que formam o colesterol total.

Quem deseja cuidar da saúde do coração em 2021 deve ter uma atenção maior ao colesterol. Além disso, pacientes com mais de 40 anos, doenças coronarianas prévias ou histórico familiar também devem manter o exame em dia.

3 – Glicose

O exame de glicose, ou glicemia, serve para avaliar a quantidade de açúcar presente no sangue, sendo usado para o diagnóstico de diabetes.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 460 milhões de pessoas, entre 20 a 79 anos, têm diabetes em todo o mundo.

A doença pode causar inúmeros problemas, como falência nos órgãos, dificuldade de cicatrização, cegueira, até mesmo ataques cardíacos e derrames.

Por esse motivo, avaliar os níveis de glicose no sangue é um dos principais exames laboratoriais requisitados pelos médicos, uma vez que a diabetes é uma doença silenciosa e não apresenta sinais aparentes.

4 – Hormônios da tireoide

Avaliar a dosagem dos hormônios da tireoide (TSH ultrassesível) é uma forma de constatar o funcionamento do seu metabolismo, já que a glândula é a principal responsável pela secreção de substâncias que garantem o funcionamento do corpo.

Além disso, falhas de funcionamento na tireoide, como o hipotireoidismo (diminuição dos hormônios) ou hipertireoidismo (elevação) podem resultar em diversas doenças. Por isso, é importante manter uma rotina de exames laboratoriais.

5 – Covid-19

exame sorológico para Covid-19 tornou-se um dos procedimentos mais realizados no ano de 2020, para diagnosticar os pacientes com sintomas similares à doença e, com isso, colaborando para o tratamento durante a pandemia.

No ano de 2021, é importante que os pacientes continuem realizando o teste, principalmente ao constatar sintomas da doença, para iniciar o tratamento o quanto antes.

Importante ressaltar que alguns pacientes da Covid-19 são assintomáticos, isto é, não apresentam sintomas, por isso, eles não sabem que tem a doença. Ainda assim, há o risco de transmissão, daí a importância de realizar o exame.

O exame sorológico verifica se a pessoa está imunologicamente protegida do vírus, através da presença dos anticorpos IGG e IGM.

Ou seja, o teste consegue avaliar em que fase está a doença, tanto no pico de infecção quanto em pacientes já curados.

Já está se preparado para 2021? Então, entre em contato com a gente para tirar dúvidas sobre os exames laboratoriais de rotina!

Publicado por: Laboratório Marcons Donadon
Laboratório Marcos Donadon, oferece um ambiente inovador e sofisticado de última geração. O foco é oferecer um tratamento humanizado e completo aos pacientes de todas as idades,com valores mais acessíveis para população.
Não achou o que procurava? Busque aqui!
Nenhum item encontrado.
Posts populares

Exames laboratoriais para realizar em 2021

HIV: saiba com funciona o exame de diagnóstico do vírus

Exame de sangue como devo me preparar?

Exames sorológicos: quais são e quando preciso realizar?

Assine a Newsletter

    (69) 3229-6917

    Rua Joaquim nabuco, 2105 - Centro 76804-340 - Porto Velho - RO

    Ver no mapa

    Jussara Isa Braga Pacheco
    Responsável técnico
    CRBM: 2417

    Nosso material tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas , consulte o seu médico.

    Termos e serviços