Exames de rotina: anote quais você precisa realizar!

Cuidar da saúde vai muito além de ter uma dieta equilibrada e praticar exercícios físicos. Esses aspectos são muito importantes, mas para ter uma qualidade de vida completa, é necessário ficar de olho nos exames de rotina indispensáveis, que avaliam a sua saúde.

Engana-se quem pensa que os testes devem ser feitos somente com recomendação médica e de maneira pontual. Ao contrário disso, os exames de rotina fazer parte do check-up da sua saúde, servindo para avaliar o quadro geral do seu organismo e fazer o diagnóstico precoce de vários tipos de doenças.

Afinal de contas, quanto mais cedo se detecta um problema, maiores são as chances de cura. Portanto, vale a pena ter uma atenção um pouco maior à sua saúde, em especial com o avanço da idade.

Para te ajudar nisso, no artigo de hoje você confere alguns exames de rotina que não podem faltar no seu check-up anual de saúde. Por isso, anote agora mesmo quais são esses testes que você precisa realizar. Acompanhe a leitura!

1 – Hemograma

O hemograma completo é o exame de sangue mais popular, sendo solicitado pela maioria dos médicos para avaliação dos quadros de saúde do paciente.

Basicamente, esse teste avalia a quantidade de células presentes no sangue, com destaque para as hemácias (glóbulos vermelhos, responsáveis pelo transporte do oxigênio), os leucócitos (glóbulos brancos, que atuam no sistema imune) e as plaquetas (responsáveis pela coagulação).

O hemograma faz parte dos exames de rotina, pois ele é capaz de detectar uma série de alterações no organismo, tais como:

  • infecções bacterianas ou virais;
  • quadros de anemia;
  • hemorragias;
  • doenças do sangue;
  • entre outros.

Além disso, o hemograma também avalia se o paciente está apto para algum tipo de cirurgia, já que ele é capaz de detectar a reação do organismo, quando submetido a algum tipo de tratamento ou procedimento.

2 – Glicemia em jejum

O exame de glicemia em jejum serve para verificar a quantidade de glicose (açúcar) presente no sangue, sendo possível diagnosticar se o paciente está com um quadro de diabetes ou pré-diabetes.

De acordo com o Atlas da Diabetes, mais de 463 milhões de pessoas, entre 20 e 79 anos, sofrem com diabetes em todo o mundo. A maior parte da doença é associada a um estilo de vida não saudável (diabetes tipo 2), em mais de 90% dos casos.

A diabetes é uma das responsáveis pela diminuição da qualidade de vida, além de causar dificuldade de coagulação sanguínea, entre outras doenças cardiovasculares associadas.

3 – Hormônio da tireoide

O exame de TSH ultrassensível serve para avaliar as condições do hormônio da tireoide, que é uma das glândulas responsáveis pela regulação de todo o organismo.

É comum que as pessoas com hipotireoidismo ou hipertireoidismo sintam alguns sintomas parecidos, como cansaço inexplicável, dificuldade de manutenção do peso saudável, alterações de humor, etc.

Os problemas na tireoide precisam de tratamento, para evitar o surgimento de doenças relacionadas, bem como o comprometimento das funções vitais do corpo.

Por essa razão, é comum que durante os exames de rotina, os médicos peçam uma análise dos hormônios tireoidianos.

4 – Ureia e creatinina

O exame de ureia e creatina serve para avaliar o funcionamento dos rins. Por meio desse teste simples, é possível diagnosticar a presença de doenças renais crônicas, ou demais problemas que possam afetar a correta filtragem do sangue.

Quando há algo de errado nos órgãos, por exemplo, falhas de funcionamento nos rins, a creatinina tende a se elevar no sangue. Essa substância é produzida normalmente pelos músculos, sendo eliminada exclusivamente pelos rins.

Em situações normais, em que o indivíduo está saudável, o nível de creatinina é baixo.

Ao mesmo tempo, também é importante avaliar a quantidade de ureia, que também é uma maneira de constatar doenças renais. Normalmente, esse exame é requisitado como um complemento ao teste de creatinina.

O Laboratório Marcos Donadon oferece uma série de exames de rotina para que você avalie a sua condição de saúde durante um check-up de saúde.

Siga as nossas redes sociais, Facebook e Instagram, para conhecer mais sobre os serviços prestados em nossa unidade. 

Publicado por: Laboratório Marcons Donadon
Laboratório Marcos Donadon, oferece um ambiente inovador e sofisticado de última geração. O foco é oferecer um tratamento humanizado e completo aos pacientes de todas as idades,com valores mais acessíveis para população.
Não achou o que procurava? Busque aqui!
Nenhum item encontrado.
Posts populares

Exames de rotina: anote quais você precisa realizar!

BETA HCG: saiba quando realizar e como entender os resultados

Quais alimentos são bons para quem tem colesterol alto

O que preciso para realizar o exame de DNA

Assine a Newsletter

    (69) 3229-6917

    Rua Joaquim nabuco, 2105 - Centro 76804-340 - Porto Velho - RO

    Ver no mapa

    Jussara Isa Braga Pacheco
    Responsável técnico
    CRBM: 2417

    Nosso material tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas , consulte o seu médico.

    Termos e serviços