Urinálise

Precisa realizar urinálise em Porto Velho e não sabe onde fazer? O Laboratório Marcos Donadon conta com uma equipe completa para coleta, análise e emissão de relatórios para acompanhamento médico e check up de rotina.

A urinálise, também conhecida como teste de urina, é requisitada para a avaliação de distúrbios renais e urinários, com fins de diagnóstico ou prognóstico de estados físicos, patológicos ou demais alterações no sistema.

Estima-se que 30% das mulheres brasileiras vão apresentar alguma doença relacionada ao trato urinário, como infecção leve ou grave, segundo dados do Ministério da Saúde. Embora não seja um problema restrito ao sexo feminino, elas têm 50 vezes mais chances de apresentar infecções urinárias, em relação aos homens.

No entanto, o exame de urina também é indispensável para o diagnóstico de certos tipos de cânceres, incluindo o câncer de próstata e da bexiga.

A urinálise em Porto Velho é bastante simples, sendo recomendado para pessoas com histórico de infecção de urina, ou que apresentam algum sintoma relacionado a problemas no trato urinário, como dor ao fazer xixi, incontinência, sangue na urina e dores lombares e na região do rim.

orientações ao paciente

Orientações

A urinálise em Porto Velho é feita a partir da coleta de urina do paciente, que pode ser feita no próprio laboratório ou em casa. Há algumas orientações para casos especiais, como os exames toxicológicos, onde o procedimento deve ser feita com a coleta assistida, isto é, acompanhada por um analista ou técnico de laboratório.

Não é necessário permanecer em jejum para a coleta da urina, entretanto, pacientes que fazem uso de medicação controlada devem avisar o laboratório de análise, pois alguns remédios podem interferir na avaliação da amostra.

A urina deve ser coletada em um copo plástico ou frasco limpo. É importante tomar cuidado para não contaminar a amostra com pelos genitais ou com demais fatores externos.

A recomendação é que o paciente fique com retenção de urina por até 2 horas, mas isso não é uma regra.

A amostra de urina deve ser coberta com uma tampa. O paciente deve lavar as mãos antes e depois da micção, para evitar qualquer tipo de contaminação externa.

Como é feito?

A urinálise em Porto Velho é um dos principais exames do trato urinário e, por conta disso, é requisitado com frequência por urologistas e ginecologistas. O procedimento é capaz de detectar e medir o nível de diversas substâncias presentes na urina, incluindo:

  • glicose (açúcar);
  • cetonas;
  • proteínas;
  • sangue;
  • entre outras.

O exame é feito com uma tira fina de plástico (tira reagente), embebida com produtos químicos. Ao entrar em contato com a amostra de urina do paciente, a tira muda de cor, o que indica a presença ou ausência de substâncias.

A urinálise em Porto Velho pode ser complementada ou confirmada com outras análises laboratoriais mais sofisticadas, como exame microscópico (verificação de glóbulos vermelhos e brancos, cristais e cilindros dos túbulos renais).

Além disso, a urinálise em Porto Velho pode ser feita com a cultura de urina, um teste para a detecção de bactérias na urina. Para isso, a amostra da urina é incubada por volta de 1 a 2 dias para observação do crescimento da colônia bacteriana.

Normalmente, as culturas de urina são usadas para testes de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), para prescrição dos antibióticos e medicações apropriadas.

Para que serve?

A urinálise em Porto Velho é prescrita para a detecção de qualquer anormalidade no trato urinário, como infecções e doenças renais. Além disso, devido à ampla análise de substâncias na urina, o exame frequentemente é capaz de diagnosticar outros problemas, como diabetes.

A verificação da acidez na urina também pode ser usada para verificar a possibilidade de desequilíbrios químicos e distúrbios metabólicos.

Para as grávidas, a urinálise é de extrema importância para a identificação de infecções no trato urinário, bem como no indício de pré-eclâmpsia (hipertensão de gestantes), já que há perda de uma proteína específica nessas condições.

A análise microscópica da urina ajuda na detecção e diagnóstico precoce do câncer de bexiga, devido à presença de marcadores tumorais. No entanto, a análise deve ser feita em conjunto com outros exames laboratoriais e procedimentos, pois somente a urinálise não é confiável para o rastreamento da doença.

Quer saber mais sobre o exame de urinálise em Porto Velho? Entre em contato para agendar o seu teste no Laboratório Marcos Donadon!

📞Telefone: (69) 3229-6917

📲 Whatsapp:  (69) 98501-1938

Rua Joaquim nabuco, 2105 - Centro 76804-340 - Porto Velho - RO

Exames relacionados

Veja também outros exames relacionados com Urinálise.

Assine a Newsletter

    (69) 3229-6917

    Rua Joaquim nabuco, 2105 - Centro 76804-340 - Porto Velho - RO

    Ver no mapa

    Jussara Isa Braga Pacheco
    Responsável técnico
    CRBM: 2417

    Nosso material tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas , consulte o seu médico.

    Termos e serviços