T4 Tiroxina Livre

T4 Tiroxina Livre, ou somente T4 Livre, é um hormônio produzido na glândula tireoide, responsável por regular várias funções metabólicas do nosso organismo, além de ser um marcador importante da atividade tireoidiana.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), as disfunções na tireoide costumam atingir uma parcela significativa da população. O hipotireoidismo, por exemplo, afeta de 8% a 12% dos brasileiros, principalmente mulheres e idosos.

 Ainda segundo a entidade, cerca de 60% da população terá nódulos na tireoide em algum momento da vida, sendo que 5% são cancerosos.

Embora o percentual seja reduzido, é importante ficar de olho nos exames clínicos de TSH e T4 Livre, bem como realizar a apalpação da glândula tireoide, para verificar o crescimento anormal, que também é indicativo das disfunções tireoidianas.

Inclusive, o exame de T4 Tiroxina Livre é o principal responsável por avaliar a presença de doenças como o hipotireoidismo hipertireoidismo, que são as grandes representantes dos problemas na tireoide.

No primeiro caso, o hipotireoidismo, é resultado da produção insuficiente de hormônios. Já no hipertireoidismo ocorre o oposto, provocando um aumento exacerbado dos níveis de substâncias tireoidianas.

Embora as doenças sejam diferentes, incluindo os sintomas, o diagnóstico é o mesmo: por meio da dosagem de T4 Tiroxina Livre.

A seguir, conheça mais sobre o procedimento e saiba como realizar o exame.

Como é realizado o exame?

O exame de T4 Tiroxina Livre é realizado a partir da coleta de uma amostra de sangue do paciente, sendo geralmente requisitado pelos médicos como parte do check up de rotina.

Contudo, é mais comum que o exame seja requisitado quando há sintomas relacionados ao hipo ou hipertireoidismo, bem como na alteração dos resultados do TSH, que é o hormônio estimulante da tireoide.

A coleta é bastante simples, sendo recomendável que o paciente fique pelo menos 4 horas em jejum, antes de realizar o exame. Dependendo da finalidade médica, esse período de jejum pode ser maior, por isso, é importante buscar orientação médica.

No exame de T4 Tiroxina Livre também não é recomendável suspender o uso de medicamentos de rotina. Isso deve ser feito somente com prescrição do médico.

Para que serve

O exame de T4 Tiroxina Livre é realizado para avaliar o funcionamento da tireoide, sendo um dos testes requisitados por endocrinologistas que verificam sintomas de hipotireoidismo ou hipertireoidismo em seus pacientes.

Em geral, os principais sinais que indicam a necessidade do exame de T4 Tiroxina Livre são:

  • Fraqueza e cansaço sem motivo aparente
  • Nervosismo e oscilações de humor
  • Ganho ou perda de peso
  • Menstruação irregular
  • Sensibilidade ao frio ou calor
  • Sensibilidade à luz
  • Tremores nas mãos

Além das disfunções da tireoide, o T4 Tiroxina Livre também é usado para ajudar no diagnóstico de câncer da tireoide e infertilidade, já que os níveis inadequados do hormônio podem causar dificuldade para engravidar, especialmente em mulheres.

Quais os valores do T4 Livre e TSH?

Os valores do T4 Tiroxina Livre e do TSH, que são os hormônios da tireoide, podem variar. Por isso, recomenda-se sempre, que os resultados sejam interpretados por um médico.

No entanto, em grande parte dos casos, os valores de referência são:

  • TSH: entre 0,4 a 4,5 Um/L
  • T4 Livre: entre 0.7 a 1.8 ng/dL

Atualmente, a técnica para identificação dos níveis de T4 Tiroxina Livre é chamada de TSH ultrassensível, com capacidade de detectar níveis bem abaixo do normal.

O TSH elevado indica o hipotireoidismo, enquanto o hormônio abaixo dos valores de referência indica o hipertireoidismo.

Para ambos os casos, é necessário iniciar um tratamento medicamentoso, além da mudança de hábitos de vida, adotando uma dieta mais equilibrada e praticando exercícios físicos regulamente, uma vez que essas disfunções podem se agravar.

Contudo, o tratamento só deve ser orientado pelo médico.

Hoje em dia, corre-se muito risco com a automedicação, o que pode levar à inúmeros problemas, incluindo doenças cardiovasculares.

Mantenha sua saúde em dia!

Realize os exames de rotina e faça o check up para manter a sua saúde em dia.

Aqui, no Laboratório Marcos Donadon, contamos com uma estrutura completa para atender você e realizar o exame de T4 Tiroxina Livre.

Entre em contato conosco e tire suas dúvidas!

 Tel: (69) 3229-6917

 Cel: (69) 98501-1938

Rua Joaquim Nabuco, 2105 – Centro 76804-340 – Porto Velho – RO

price

Valor

R$ 20,00

Assine a Newsletter

    (69) 3229-6917

    Rua Joaquim nabuco, 2105 - Centro 76804-340 - Porto Velho - RO

    Ver no mapa

    Jussara Isa Braga Pacheco
    Responsável técnico
    CRBM: 2417

    Nosso material tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas , consulte o seu médico.

    Termos e serviços