Ige ESPECIFICA GRAMA (G2)

O exame de Ige específica grama (G2) tem como intuito analisar os anticorpos de gramíneas (grama-rasteira, azevém, capim-rabo-de-gato, capim-johnson, capim-maçambará, capim-baía e grama-batatais).

Dessa forma, é possível identificar se o indivíduo possui alguma manifestação alérgica, que pode causar problemas, incluindo dificuldade para respirar, erupções na pele, coceira, inchaço, vermelhidão, entre outros.

Esse tipo de exame é bem específico, porém se assemelha bastante aos testes sorológicos para identificação de outras doenças, como a própria Covid-19, dengue e HIV. Isso porque todos eles partem da coleta do sangue para verificação de anticorpos e antígenos.

No caso do IgE específica grama (G2), o foco está nos alérgenos das gramíneas, que possui sua singularidade, em comparação aos demais agentes infecciosos.

Para compreender mais sobre o exame, é preciso caracterizar o que são os anticorpos. De maneira geral, eles podem ser definidos como moléculas que atuam na defesa do organismo, produzido pelos plasmócitos (células formadas a partir dos linfócitos B).

Os anticorpos atuam contra um determinado antígeno (molécula que se liga ao anticorpo). Cada um deles irá reagir de uma forma ao realizar essa ligação, promovendo a neutralização ou opsonização do agente infeccioso.

Há cinco classes de anticorpos: o IgM, IgG, IgA, IgD e o IgE – sendo que este último é o avaliado durante o exame de IgE específica grama (G2).

Orientações

O exame de IgE específica grama (G2) não necessita de preparo prévio, nem mesmo de jejum. Normalmente, ele é requisitado quando se percebe alguma manifestação alérgica no indivíduo, com sintomas típicos, sendo necessário avaliar os fatores desencadeadores.

Além do jejum, não é necessário suspender nenhuma medicação, pois não haverá interferência na presença dos anticorpos constatados.

O exame de IgE específica grama (G2) é geralmente solicitado por um médico na investigação diagnóstica de alergias, mas o próprio paciente pode fazer a requisição. No entanto, recomenda-se que a interpretação do exame seja realizada por um médico, para evitar quaisquer compreensões equivocadas.

Prazo de entrega

O prazo de entrega do IgE específica grama (G2) é de até 3 dias úteis (sem contar o sábado), às 22h.

Como o exame é realizado?

Para a análise do IgE específica grama (G2) é feita a coleta do sangue do paciente, como qualquer outro exame de sangue. Posteriormente, o material é levado para a área de análises clínicas, onde as células sanguíneas são separadas do soro.

É no soro que se encontram os anticorpos analisados, por esse motivo, o procedimento também é chamado de exame sorológico.

Por meio de equipamentos próprios para o exame, são identificados os anticorpos presentes, incluindo o IgE específica grama (G2).

Para que serve?

O exame de IgE específica grama (G2) serve para identificar a presença de agentes infecciosos e alérgicos nas gramíneas, que podem causar manifestações nos indivíduos. Em casos mais graves, se a alergia não for tratada, ela pode se agravar e causar inúmeros problemas.

A vantagem do exame de sorologia para esse procedimento é a facilidade no diagnóstico de patologias, logo nos estágios iniciais. Dessa maneira, o profissional médico é capaz de iniciar o tratamento mais adequado, aumentando as chances de cura ou para amenizar os sintomas.

Além disso, o exame também é uma maneira indireta de atuar no combate ao contágio dos agentes infecciosos, principalmente quando se trata de um vírus.

A sua saúde em primeiro lugar!

Ao perceber qualquer sintoma diferente, que possa ser um sinal de alergia ou doenças infecciosas, é importante procurar um médico e buscar orientação de qual o melhor exame a ser feito para constatar a presença de doenças.

O exame de sorologia, que faz parte o teste de IgE específica grama (G2), pode ser requisitado, especialmente ao notar sintomas típicos dos alérgenos.

Hoje em dia, os exames sorológicos ganharam popularidade, devido à realização dos testes de Covid-19, que partem do mesmo procedimento.

Embora o exame de IgE específica grama (G2) não faça parte do check up de rotina, ele pode ser feito com uma certa regularidade em indivíduos que já têm diagnóstico de alergias de gramíneas.

Busque sempre realizar o seu exame em um laboratório de confiança, como o Laboratório Marcos Donadon. Aqui, contamos com uma equipe especializada para dar todo o suporte necessário e orientações para exames.

Venha fazer o seu teste de IgE específica grama (G2) com a gente! Não precisa marcar horário: é só chegar.

Tel: (69) 3229-6917

Cel: (69) 98501-1938

Rua Joaquim Nabuco, 2105 – Centro 76804-340 – Porto Velho – RO

prazo

Prazo de Entrega

Em até 3 dias úteis (sem contar o sábado) às 22h

orientações ao paciente

Orientações

Este exame não necessita de jejum.

Para que serve?

No Exame Ige ESPECIFICA GRAMA (G2) são pesquisados anticorpos IgE contra antígenos da grama rasteira. II

Assine a Newsletter

    (69) 3229-6917

    Rua Joaquim nabuco, 2105 - Centro 76804-340 - Porto Velho - RO

    Ver no mapa

    Jussara Isa Braga Pacheco
    Responsável técnico
    CRBM: 2417

    Nosso material tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas , consulte o seu médico.

    Termos e serviços