DNA estudo de Determinação de Paternidade (DUO)

O DNA ou ADN é a sigla para Ácido Desoxirribonucleico. Ele está presente em todas as células nucleadas de um organismo e é responsável por todo o controle de crescimento e desenvolvimento do mesmo.

Como é feito?

No teste realizado são analisadas quinze regiões hipervariáveis do DNA de cada indivíduo, utilizando a tecnologia de PCR-STR e sequenciador automático de DNA (Tecnologia idêntica a disponível nos grandes centros de pesquisa e investigação como o FBI-Federal Bureau of Investigation). Posteriormente os dados são confrontados para verificação da existência ou não do vínculo genético de filiação, no caso da inclusão da paternidade ou maternidade, os dados são calculados estatisticamente com base nas frequências de alelos obtidas experimentalmente da população. O exame pode ser realizado em indivíduos de qualquer idade, até mesmo em recém-nascidos. O resultado não é afetado por possíveis doenças ou pelo uso de medicamentos. Além disso, a ingestão de alimentos também não interfere na análise do material biológico.

Para que serve?

O teste de paternidade por DNA é, atualmente, o meio mais preciso para o esclarecimento de paternidades ou maternidades duvidosas. A extrema precisão do método se baseia no fato de que o código genético (DNA) de cada indivíduo é único, não existindo outra pessoa com código idêntico (exceto no caso de gêmeos univitelinos). O material utilizado para análise é o sangue periférico com EDTA (anticoagulante).

Dúvidas Frequentes

O exame pode ser realizado sem a participação da mãe?

Sim. Para isso, é necessário que a criança esteja registrada no nome do suposto pai, caso contrário há a necessidade de uma autorização para coleta do exame assinada pela mãe ou pelo responsável legal da criança. 

É possível realizar o exame após a morte do suposto pai?

Sim. Neste caso, normalmente, o exame é realizado utilizando parentes biológicos próximos (irmãos, filhos ou pais do suposto pai falecido).

Assine a Newsletter

(69) 3229-6917

Rua Joaquim nabuco, 2105 - Centro 76804-340 - Porto Velho - RO

Ver no mapa

Dante Santiago Sanchez
Responsável técnico
CRBM 1524

Nosso material tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas , consulte o seu médico.

Termos e serviços