Lipidograma

lipidograma faz parte de um conjunto de exames de sangue que visam analisar a quantidade de gordura do sangue, incluindo os níveis de colesterol (HDL, LDL e VLDL), bem como a quantidade de triglicerídeos, lipídios totais e quilomicrons no organismo.

Também conhecido como perfil lipídico, o exame é um dos testes mais requisitados para avaliar as condições de saúde dos pacientes, principalmente os indivíduos com propensão às doenças cardíacas, uma vez que o colesterol alto é um dos principais fatores de risco.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), estima-se que o colesterol alto atinja de quatro a dez brasileiros adultos. Ou seja, cerca de 60 milhões de pessoas (ou 40% da população) apresenta níveis elevados de gordura no sangue.

O levantamento da SBC também revelou que aproximadamente 11% das pessoas nunca realizou nenhum exame para a avaliação do colesterol, sendo que quase 70% das pessoas só fez um lipidograma após os 45 anos de idade.

É preciso conscientizar as pessoas sobre a importância da realização de exames preventivos, uma vez que o diagnóstico precoce é a melhor forma de evitar o desenvolvimento de doenças mais graves, incluindo os problemas cardiovasculares.

A seguir, conheça mais sobre o lipidograma e saiba como é feito o exame.

Como é feito o exame?

lipidograma é bastante semelhante a um exame de sangue convencional, onde é necessário coletar uma amostra de sangue do paciente, que é enviada para a análise laboratorial.

Segundo o Consenso Brasileiro para Normatização da Determinação Laboratorial do Perfil Lipídico, não é mais necessário passar longas horas de jejum para a realização do exame. Por esse motivo, recomenda-se entrar em contato com o seu médico para maiores orientações.

A norma diz que os níveis de colesterol total não diferem de maneira significativa quando realizadas no estado de jejum ou não. No entanto, a recomendação médica é válida para acompanhar realmente os propósitos do exame.

Prazo de entrega

Não tenho essa informação.

Quais são os resultados do lipidograma?

Os valores de referência do lipidograma considerados normais são:

  • entre 400 a 800mg/dL para os lipídios totais;
  • 0,0 mg/L para os quilomicrons.

Contudo, é fundamental que os valores sejam analisados pelo seu médico, já que o profissional saberá identificar as variáveis lipídicas, considerando o diagnóstico e possíveis orientações para o tratamento das condições no organismo do paciente.

Recomenda-se que os níveis ideais de HDL (conhecido como “colesterol bom”) estejam acima de 60, sendo que o colesterol total deve ser entre duas a quatro vezes maior que o HDL. Já o LDL (“colesterol ruim”) deve estar entre 100 a 20 pontos a mais que o dobro do valor do HDL, em geral, no nível de 130mg/dL.

Quando o lipidograma é solicitado?

lipidograma faz parte dos exames de check-up que são periodicamente solicitados pelos médicos. No entanto, ele pode ser requisito com maior frequência para identificar os riscos de doenças cardíacas e orientar um tratamento inicial, evitando complicações.

Alguns fatores de risco normalmente associados às doenças cardiovasculares e que exigem uma atenção maior ao perfil lipídico são:

  • histórico de doença cardíaca na família;
  • pacientes fumantes e alcoólatras;
  • pessoas sedentárias;
  • condições pré-existentes de saúde.

Caso você se encontre entre alguns dos grupos de risco, vale a pena ter um cuidado maior com a sua saúde e realizar o lipidograma, sempre que solicitado pelo médico.

O que fazer quando os valores estão alterados?

No caso de valores acima do normal no lipidograma, as recomendações serão dadas pelo seu médico. Porém, algumas mudanças básicas nos hábitos podem ajudar a reduzir os níveis de gordura no sangue.

Por essa razão, recomenda-se:

  • adotar uma dieta rica em nutrientes e equilibrada;
  • praticar exercícios físicos regularmente;
  • evitar o consumo de álcool em excesso;
  • evitar fumar;
  • reduzir o consumo de gorduras trans;
  • optar por produtos in natura, ao invés de industrializados.

Além disso, é indicado manter a rotina de exames sempre em dia, visto que o diagnóstico precoce é o principal aliado para evitar a complicações de doenças e riscos.

Onde realizar o lipidograma?

Laboratório Marcos Donadon conta com uma equipe completa para coleta e análise dos níveis de gordura no sangue, realizando com excelência o lipidograma.

Venha fazer o seu exame com a gente! Entre em contato para tirar as suas dúvidas sobre o lipidograma e vá até o nosso centro de atendimento.

📞 (69) 3229-6917

💬 (69) 98501-1938

Rua Joaquim Nabuco, 2105 – Centro 76804-340 – Porto Velho – RO

Como é feito?

O colesterol é um tipo de gordura que é normalmente encontrado em nosso corpo, formando parte das membranas celulares, lipoproteínas e hormônios esteroides — entre eles estão os hormônios sexuais: progesterona, testosterona e estrógenos.

O colesterol também é um constituinte importante da bile, que é secretado pela vesícula biliar e desempenha um papel importante na digestão da gordura.

Para que serve?

Geralmente, a análise do colesterol deve ser realizada nos seguintes casos:

  • presença de doença coronária;
  • doença das artérias periféricas;
  • acidente vascular cerebral;
  • idade superior a 40 anos;
  • história familiar de doença cardiovascular;
  • excesso de peso;
  • hipertensão arterial, diabetes ou outras doenças que aumentem os níveis de colesterol.

O seu médico saberá aconselhá-lo sobre o momento ideal para realizar estes testes.

Assine a Newsletter

    (69) 3229-6917

    Rua Joaquim nabuco, 2105 - Centro 76804-340 - Porto Velho - RO

    Ver no mapa

    Jussara Isa Braga Pacheco
    Responsável técnico
    CRBM: 2417

    Nosso material tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas , consulte o seu médico.

    Termos e serviços