Exame de sangue como devo me preparar?

Quando o assunto é se preparar para o exame de sangue, muitas pessoas acabem se deparando com inúmeras informações – e isso acaba gerando mais confusão, do que orientação.

Mas, se você tem dúvidas sobre isso, não se desespere. O artigo de hoje vai mostrar exatamente como você deve se preparar para fazer um exame de sangue, além de mostrar os mitos e verdades sobre o assunto. Continue lendo!

O jejum nem sempre é necessário

Nem toda coleta de sangue precisa de 12 horas de jejum. Apesar de ser uma cultura muito comum, várias entidades médicas não consideram o jejum prolongado como algo necessário para todo exame de sangue.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML), a refeição pode alterar a composição sanguínea momentaneamente, o que pode afetar o resultado do exame. Porém, o período de jejum habitual é de 8 horas, podendo ser reduzido para 4 horas para a maioria dos exames.

Normalmente, os exames que exigem um tempo maior de jejum são:

  • Glicemia
  • Albumina
  • Proteínas totais
  • Ferro
  • Insulina
  • Curvas glicêmicas

Por esse motivo, informe bem o laboratório sobre qual exame de sangue você precisa realizar, para receber a orientação correta quanto ao tempo de jejum.

Não consuma bebida alcoólica antes do exame

A ingestão de bebidas alcoólicas pode sim afetar o resultado dos exames, principalmente quando a intenção é avaliar os níveis de algumas enzimas, como a Gama GT (fígado).

Por isso, a recomendação é que você não consuma nenhuma bebida alcoólica de 48 a 72 horas antes do exame de sangue.

O uso de medicamentos afeta o resultado dos exames

Essa é uma das dúvidas mais comuns quando o assunto é exame de sangue. De fato, alguns medicamentos, como corticoides, anti-inflamatórios e complexos vitamínicos podem afetar os resultados dos testes, atrapalhando a interpretação dos resultados.

Entretanto, os medicamentos de uso contínuo devem sempre ser informados ao laboratório, para que conste uma observação.

Somente suspenda o uso dos remédios mediante orientação médica.

Estou doente. Posso fazer o exame?

Caso você esteja com alguma doença, não é recomendado fazer exames de sangue para check up, porém, o teste de diagnóstico é imprescindível.

Isso porque o organismo pode estar lutando contra a doença, o que pode modificar o resultado dos exames. Por isso, o ideal é esperar a recuperação e fazer os testes prescritos pelo médico.

A menstruação não afeta o exame de sangue

Mulheres em períodos menstruais podem realizar o exame de sangue normalmente. A única exceção é o teste de urina, já que a amostra pode ser contaminada com as hemácias do sangue, o que pode alterar os resultados.

Para os testes hormonais, o período menstrual é considerado, mas isso já é visto no próprio laudo de referência.

Não faça exame de imagem antes do exame de sangue

Pouca gente sabe, mas não é aconselhável fazer exame de sangue depois de se submeter a um exame de imagem.

Isso porque alguns procedimentos diagnósticos por imagem exigem o uso de contraste por via oral, venosa ou arterial para melhorar a visibilidade. A dosagem pode variar, mas por tratar-se de uma substância química, os resultados do exame de sangue podem se alterar.

O ideal é esperar até 72 horas depois do exame de imagem para fazer a coleta do sangue.

Não é proibido ter relações sexuais antes do exame

Os homens e mulheres podem manter normalmente suas atividades sexuais no dia anterior à realização do exame de sangue.

Essa restrição só ocorre nos exames de espermograma e PSA para homens, que devem ser feitos depois de 48 horas após a última ejaculação.

A prática de atividades físicas altera os resultados

Para os atletas e desportistas, é importante avisar o laboratório sobre o hábito de exercitar, principalmente se algum exercício foi realizado antes do exame de sangue.

A prática de atividades físicas causa a queima de calorias, reduzindo os níveis de glicose e aumentando o ácido lático e o CPK (creatinofosfoquinase).

Dependendo do exame, consulte o seu médico para planejar a rotina de exercícios mais adequada antes do exame.

O Laboratório Marcos Donadon conta com uma estrutura completa de atendimento para exames de sangue. Conosco, você recebe todas as informações necessárias para realizar a sua coleta da melhor maneira possível.

Siga-nos no Facebook e Instagram e fique por dentro dos nossos conteúdos!

Publicado por: Laboratório Marcons Donadon
Laboratório Marcos Donadon, oferece um ambiente inovador e sofisticado de última geração. O foco é oferecer um tratamento humanizado e completo aos pacientes de todas as idades,com valores mais acessíveis para população.
Não achou o que procurava? Busque aqui!
Nenhum item encontrado.
Posts populares

HIV: saiba com funciona o exame de diagnóstico do vírus

Exame de sangue como devo me preparar?

Exames sorológicos: quais são e quando preciso realizar?

Exames de rotina: anote quais você precisa realizar!

Assine a Newsletter

    (69) 3229-6917

    Rua Joaquim nabuco, 2105 - Centro 76804-340 - Porto Velho - RO

    Ver no mapa

    Jussara Isa Braga Pacheco
    Responsável técnico
    CRBM: 2417

    Nosso material tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas , consulte o seu médico.

    Termos e serviços