Exame de glicose: entenda como funciona

O exame de glicose, também chamado de exame de glicemia, é um teste laboratorial usado para medir os níveis de açúcar no sangue, muito usado para o diagnóstico e acompanhamento de diabetes. 

Ouça este conteúdo:

 

Além disso, o procedimento é recomendado para verificação de outras doenças relacionadas à quantidade de açúcar no sangue, como a hipoglicemia e a hiperglicemia.

Qual a importância do exame de glicose?

Estima-se que mais de 460 milhões de pessoas, entre 20 e 79 anos, possuem diabetes em todo o mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) acredita que a proporção é de 1 a cada 11 e a perspectiva é que esse número continue a crescer.

De acordo com o Ministério da Saúde, houve um aumento de 60% no diagnóstico da doença no Brasil, com cerca de 8,9% diabéticos. Além disso, calcula-se que 50% das pessoas com diabetes desconheçam o diagnóstico.

Muito disso, deve-se à falta de cuidados com a saúde, visto que muitas pessoas negligenciam a importância dos exames de rotina e o acompanhamento médico. Ademais, a diabetes é uma doença silenciosa e, em grande parte dos casos, o aparecimento de sintomas já é sinal de um estado avançado.

A alta taxa de glicose no sangue pode provocar falência nos órgãos, dificuldades na circulação, cegueira e até necessidade de amputação dos membros inferiores. Pacientes com diabetes também são mais suscetíveis aos ataques cardíacos e derrames.

Por isso, o exame de glicose deve ser feito com periodicidade, para diagnóstico precoce e tratamento efetivo contra a diabetes.

Como é feito o exame de glicose?

O exame de glicose é realizado a partir de um teste de sangue comum. Para a coleta, recomenda-se que o paciente fique de 8 a 12 horas em jejum.

O procedimento é simples, mas dependendo das recomendações, é necessário aprofundar a análise com exame de glicose pós-prandial, um teste que verifica a qualidade da secreção de insulina após uma carga de glicose, sendo recomendado para perceber a quantidade de calorias que um indivíduo absorve.

Nestes casos, o indivíduo deve realizar o jejum normalmente, coletar o sangue e, posteriormente será dispensado para uma refeição reforçada, sem retirar ou acrescentar nenhum alimento.

Depois de 2 horas, é preciso voltar ao laboratório para uma nova coleta de sangue. É importante que o exame de glicose pós-prandial seja realizado no mesmo dia.

O que pode alterar um exame de glicose?

A avaliação do exame de glicose irá depender do diagnóstico médico, porém há valores de referência que podem ajudar a perceber a concentração de açúcar no sangue. São eles:

  • quantidade de até 99 mg/dl: normal;
  • de 100 a 125 mg/dl: pré-diabetes;
  • mais de 126 mg/dl: diabetes.

Importante destacar que os resultados superiores a 126 mg/dl e o diagnóstico de diabetes só deve ser feito por um médico especializado, para início de um tratamento.

Em geral, a mudança nos hábitos de vida, como a adoção de uma dieta saudável e prática regular de atividades físicas contribuem para diminuição dos níveis de açúcar no sangue. Entretanto, em alguns casos, é necessário a prescrição de remédios e insulina.

E o exame de glicose na gravidez?

O exame de glicose na gravidez pode ter resultados diferentes. A diabetes gestacional é constatada quando, em jejum, o valor de referência for de 92 mg/dl ou superior.

As grávidas devem realizar acompanhamento periódico, pois a diabetes gestacional pode apresentar complicações para a saúde da mãe e do bebê. Normalmente, o controle é feito com uma dieta nutricional adequada e prática de atividades físicas ajustadas à gestante.

Onde realizar o exame de glicose?

O Laboratório Marcos Donadon conta com uma infraestrutura completa para a realização de exames de rotina, incluindo o teste de glicose e glicemia em jejum.

O resultado pode sair em até 24 horas após a coleta de sangue do paciente. O procedimento pode ser feito por indicação médica ou como parte do check up periódico.

Em caso de resultado positivo para diabetes, recomenda-se repetir o exame de glicose a cada três meses, ou de acordo com orientação médica.

Quer saber mais? 

Siga o Laboratório Marcos Donadon no no Facebook e no Instagram para receber mais novidades sobre exames de rotina e dicas para manter a sua saúde em dia!

Para realizar o exame de glicose é só entrar em contato com a nossa equipe! 😉

Contatos 👇👇

📲 https://bit.ly/WhatsApp-LabDonadon⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

📞 (69) 3229-6917

Publicado por: Laboratório Marcons Donadon
Laboratório Marcos Donadon, oferece um ambiente inovador e sofisticado de última geração. O foco é oferecer um tratamento humanizado e completo aos pacientes de todas as idades,com valores mais acessíveis para população.
Não achou o que procurava? Busque aqui!
Nenhum item encontrado.
Posts populares

Dicas para manter a saúde da família

Exame de glicose: entenda como funciona

Como escolher seu laboratório em Porto Velho

Exame toxicológico: o que preciso para realizar?

Assine a Newsletter

(69) 3229-6917

Rua Joaquim nabuco, 2105 - Centro 76804-340 - Porto Velho - RO

Ver no mapa

Jussara Isa Braga Pacheco
Responsável técnico
CRBM: 2417

Nosso material tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas , consulte o seu médico.

Termos e serviços