Dicas para manter a saúde da família

A saúde da família vem sempre em primeiro lugar. Afinal de contas, nada melhor que acompanhar os filhos crescendo com todos os cuidados necessários e ter condições suficientes para acompanhá-los nessa jornada.

Ouça este conteúdo:

 

A importância é tamanha que o Ministério da Saúde conta com um planejamento especializado nisso, chamado Estratégia Saúde da Família (ESF), que busca promover a qualidade de vida da população brasileira, intervindo em alguns fatores que colocam o bem-estar em risco.

Cada família tem suas particularidades. E é justamente isso que o ESF busca compreender: a realidade dos grupos familiares brasileiros, para orientar de modo personalizado como manter a saúde da família

Mas, além do ESF, algumas mudanças de hábito simples e cuidados diários podem ajudar no cuidado com a saúde da família (principalmente, em tempos de pandemia da Covid-19, não é mesmo?). Abaixo, confira algumas dicas!

1 – Pratique exercícios físicos com regularidade

Não é de hoje que se fala da importância dos exercícios físicos regulares para a manutenção da saúde. Afinal de contas, manter o corpo em movimento é o segredo para a prevenção de inúmeras doenças, como o diabetes, colesterol alto, hipertensão arterial, entre outras enfermidades cardiovasculares.

Para manter a saúde da família, uma dica é procurar por atividades que possam ser realizadas por todos os membros em conjunto, como caminhadas, esportes em grupo, ou até mesmo alguma brincadeira ativa para as crianças (pular corda, pique-pega, etc).

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a recomendação é de 150 minutos semanais de atividade física leve ou moderada (20 minutos por dia), ou 75 minutos de exercícios de maior intensidade (10 minutos por dia).

2 – Tenha um cardápio saudável

O equilíbrio de nutrientes nas refeições é fundamental para quem deseja manter a qualidade na saúde da família. Para isso, vale a pena educar ou reeducar as crianças sobre a importância de uma alimentação diversificada e os males do fast food, comidas processadas e o excesso de açúcar.

Uma dica é decorar pratos divertidos, para que os seus filhos se interessem na alimentação e comam mais verduras, vegetais e legumes. Além disso, você pode oferecer frutas para o lanche da tarde.

Para ajudar na manutenção dos hábitos saudáveis, façam mais refeições juntos. Além de ser ótimo para o corpo é uma maneira de aproximar à todos.

3 – Tenha cuidado com o sono

Sabemos que a rotina corrida pode, muitas vezes, atrapalhar a qualidade do sono. Mas, quando pensamos em uma estratégia de saúde da família, é importante ter alguns horários fixos, principalmente em relação ao sono.

As crianças têm necessidades de sono diferentes dos adultos. Por conta disso, é necessário ficar de olho nas recomendações:

  • Recém-nascidos (0-3 meses): sono de 14 a 17 horas por dia.
  • Bebês (4-11 meses): 11 a 13 horas.
  • Crianças pequenas (1-2 anos): 9 horas.
  • Crianças em idade pré-escolar (3-5 anos): 10 a 13 horas.
  • Crianças em idade escolar (6-13 anos): 9 a 11 horas.
  • Adolescentes (14-17 anos): no máximo 10 horas por dia.

Para melhor qualidade do sono, vale a pena evitar a ingestão de cafeína antes da hora de dormir e evitar o consumo de alimentos pesados. 

4 – Faça um check up de exames

Para manter a saúde da família em dia, o ideal é fazer exames de rotina com regularidade. Dessa forma, você poderá verificar a presença de alguma doença ou alteração no corpo, que pode necessitar de tratamento.

As famílias com doenças hereditárias devem ter um cuidado ainda maior. A dica é procurar um profissional de saúde especializado e um laboratório de qualidade para o acompanhamento, mas você não precisa de um médico para exames de rotina.

Aqui, no Laboratório Marcos Donadon, é possível encontrar planos especiais para a saúde da família, com exames para crianças, jovens e adultos. Os resultados são entregues com rapidez, o que é ótimo para o diagnóstico precoce.

Afinal de contas, o segredo para a qualidade na saúde da família é o acompanhamento e a prevenção.

Saúde da família em dia com o Laboratório Marcos Donadon!

Se você tem interesse em manter a saúde da família em dia e acompanhar outras dicas de bem-estar, siga o Laboratório Marcos Donadon no Facebook e no Instagram

Lá em nossas redes sociais, você vai conferir conteúdos exclusivos e novidades em exames, prevenção e acompanhamento. Estamos te esperando!

Publicado por: Laboratório Marcons Donadon
Laboratório Marcos Donadon, oferece um ambiente inovador e sofisticado de última geração. O foco é oferecer um tratamento humanizado e completo aos pacientes de todas as idades,com valores mais acessíveis para população.
Não achou o que procurava? Busque aqui!
Nenhum item encontrado.
Posts populares

Dicas para manter a saúde da família

Exame de glicose: entenda como funciona

Como escolher seu laboratório em Porto Velho

Exame toxicológico: o que preciso para realizar?

Assine a Newsletter

(69) 3229-6917

Rua Joaquim nabuco, 2105 - Centro 76804-340 - Porto Velho - RO

Ver no mapa

Jussara Isa Braga Pacheco
Responsável técnico
CRBM: 2417

Nosso material tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas , consulte o seu médico.

Termos e serviços