Como realizar o exame para COVID-19 em Porto Velho

Segundo atualizações da Secretaria de Estado da Saúde, no mês de junho, a Covid-19 alcançou todos os 52 municípios de Rondônia, sendo Porto Velho o epicentro da epidemia no estado. Em consequência dos hospitais e postos de saúde lotados, laboratórios particulares têm sido procurados para a realização de exame para COVID-19 em Porto Velho capazes de detectar anticorpos do novo coronavírus no organismo.

Ouça este conteúdo:

A seguir, reunimos as principais dúvidas sobre a doença e como realizar o exame sorológico de detecção da Covid-19. Confira.

COVID-19 não é gripe

Causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, a doença é infecciosa e pode apresentar graves quadros respiratórios e efeitos ainda em estudo.

Ainda que tosse, coriza e dores de garganta pareçam sintomas de uma gripe comum, a Covid-19 pode precisar de mais cuidados para que a doença não evolua.

Fique atento aos sintomas

Antes de listarmos os principais sintomas da Covid-19, você deve saber que o período de incubação da doença costuma ser 14 dias ou superior. As manifestações do coronavírus surgem, em média, na segunda semana após contaminação.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, cerca de 80% dos pacientes infectados pela Covid-19 são assintomáticos, enquanto 20% podem requerer atendimento hospitalar e 5% podem precisar de respiradores (tratamento de insuficiência respiratória).

Casos assintomáticos ou leves ocorrem quando nosso organismo está forte consegue combater o vírus, enquanto, nos casos graves, o coronavírus tem força superior aos anticorpos do sistema imunológico.

Os sintomas mais comuns da Covid-19 são:

• cansaço;
  • coriza;
  • falta de ar e dificuldade ao respirar;
  • febre;
  • dor de garganta;
  • dores no corpo;
  • perda do olfato ou paladar;
  • tosse seca.

Na ocorrência de febres e dores no corpo, evite sair de casa. Primeiro, ligue para uma unidade de saúde e solicite recomendações médicas.

Como funciona o exame sorológico no diagnóstico da COVID-19?

Você leu notícias recentes que mostram exames da Covid-19 com falsos resultados? Então, continue lendo esse artigo.

Enquanto a ciência desenvolve novos resultados, entenda como e porquê o exame sorológico é a melhor maneira de identificar anticorpos da Covid-19.

Através da coleta de sangue do paciente, o exame sorológico detecta níveis de anticorpos IgM e IgC no sistema imunológico, programado para “atacar” organismos estranhos que entram no corpo humano.

Esse exame de sangue é recomendado aos pacientes que têm a suspeita de ter contraído a Covid-19 há pelo menos duas semanas, tempo médio para ação dos anticorpos.

“O exame sorológico é recomendado apenas para os assintomáticos, que já tiveram ou suspeitam que tiveram infecção por coronavírus há mais de 14 dias. O teste verifica se a pessoa está imunologicamente protegida do vírus, pela presença de anticorpos IgG anti-SARS-COV-2”, explica o cientista e médico imunologista João Bosco Oliveira Filho.

É preciso encaminhamento médico para realizar o exame sorológico?

Laboratórios em todo o país, estão realizando testes do novo coronavírus e não é preciso encaminhamento médico.

Se você sentiu sintomas nas últimas semanas ou teve contato com pacientes contaminados, entre em contato com um laboratório e verifique o procedimento padrão do exame sorológico da Covid-19.

Geralmente, o resultado é entregue em até 5 dias.

Em Porto Velho, o Laboratório Marcos Donandon realiza o exame sorológico da Covid-19 de maneira segura e eficaz.

Devo me preparar de alguma forma para realizar o exame para COVID-19 em Porto Velho?

Não. Mas, é importante entrar em contato com o laboratório e verificar o procedimento padrão adotado.

Após o teste, o que devo fazer se meu exame der positivo?

Em caso do resultado positivo do coronavírus Covid-19, algumas medidas básicas são:

• fique de repouso e isolamento domiciliar por no mínimo 14 dias;
  • evite o contato físico ou proximidade com outras pessoas;
  • use máscara;
  • durma e alimente-se bem;
  • lave as mãos sempre que tocar objetos ou ir ao banheiro;
  • não divida objetos pessoais, roupas ou móveis com pessoas não contaminadas;
  • se espirrar ou tossir, cubra a boca e o nariz com o antebraço;
  • higienize sua casa com álcool 70% e água sanitária.

Para mais dicas, leia nosso artigo COVID-19: precisa sair? Saiba quais cuidados que você precisa ter

Tire suas dúvidas e realize o exame sorológico da COVID-19 no laboratório Marcos Donadon

O mundo está passando por um momento delicado e todos devem se unir, à distância, na busca por melhores notícias, cenários e o final da pandemia.

Se você deseja realizar o exame sorológico de detecção da Covid-19 em Porto Velho, entre em contato com o Laboratório Marcos Donadon e informe-se sobre horários e valores.

Nossa equipe estará pronta e segura para te receber.

Publicado por: Laboratório Marcons Donadon
Laboratório Marcos Donadon, oferece um ambiente inovador e sofisticado de última geração. O foco é oferecer um tratamento humanizado e completo aos pacientes de todas as idades,com valores mais acessíveis para população.
Não achou o que procurava? Busque aqui!
Nenhum item encontrado.
Posts populares

Dicas para manter a saúde da família

Exame de glicose: entenda como funciona

Como escolher seu laboratório em Porto Velho

Exame toxicológico: o que preciso para realizar?

Assine a Newsletter

Rua Joaquim nabuco, 2105 - Centro 76804-340 - Porto Velho - RO

Ver no mapa

Jussara Isa Braga Pacheco
Responsável técnico
CRBM: 2417

Nosso material tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas , consulte o seu médico.

Termos e serviços