5 cuidados essenciais para manter a saúde em dia

Manter a saúde em dia não precisa ser algo difícil. Aliás, dá para ter uma excelente qualidade de vida, manter o equilíbrio e se divertir. 

Se o seu objetivo é melhorar a sua saúde e aproveitar ao máximo a sua rotina, dá para fazer isso com algumas dicas simples. Então, acompanhe o artigo de hoje e conheça 5 cuidados essenciais para manter a saúde em dia!

1 – Tenha uma alimentação balanceada, rica em nutrientes

De acordo com um estudo científico publicado na revista médica The Lancet, e divulgado pelo portal de notícias DW, as pessoas, em todo o mundo, estão comendo pouco alimentos saudáveis, o que é algo que afeta diretamente a saúde.

O estudo mostra que a má dieta alimentar é responsável por mais mortes do que qualquer outro fator de risco, incluindo o hábito de fumar. Atualmente, cerca de 11 milhões de pessoas desenvolvem alguma doença relacionada à ingestão de alimentos não saudáveis.

Ainda segundo a pesquisa, uma em cada cinco mortes no mundo estava associada a má dieta, originando doenças cardiovasculares, cânceres, diabetes tipo 2, entre outros problemas. O levantamento foi realizado entre 1990 e 2017, com mais de 197 países.

Não é à toa que o Ministério da Saúde lançou o documento “Guia Alimentar da População Brasileira”, que traz algumas recomendações de alimentação saudável, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e manter a saúde em dia.

O guia dá algumas dicas, como: 

  • dar preferência para alimentos in natura, não processados;
  • ampliar o consumo de frutas, legumes e verduras;
  • combinar a quantidade correta de nutrientes em cada refeição;
  • não exagerar no consumo, mas também não restringir a alimentação.

Percebe-se que a chave para a sua saúde em dia com a alimentação é o equilíbrio. Caso você tenha dificuldades, transtornos alimentares ou tenha o hábito de comer mal, é importante consultar um nutricionista para melhor orientação.

2 – Pratique atividades físicas com regularidade

Não é de hoje que se fala da importância das atividades físicas para a qualidade de vida. Afinal de contas, o nosso corpo deve se manter em movimento e, além disso, os exercícios são responsáveis por reduzir os riscos de doenças cardiovasculares, entre outros problemas.

É interessante praticar a atividade com regularidade, diariamente, para que o seu corpo esteja sempre em movimento, além de ser uma maneira de evitar o sedentarismo.

Segundo a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), a quantidade de atletas e corredores no Brasil aumentou cerca de 194%, entre os anos de 2006 a 2017.

Isso mostra que o brasileiro está cada vez mais preocupado em ter a saúde em dia e a qualidade de vida. Até porque, a atividade física é uma grande aliada do corpo, mas também da mente, sendo responsável pela liberação de vários hormônios do bem-estar.

Caso você tenha alguma condição pré-existente, recomenda-se procurar um médico para direcionar a atividade física correta, bem como a intensidade e a duração.

3 – Tenha momentos de descanso para o seu corpo e mente

Os momentos de descanso também são importantes para manter a sua saúde em dia. Até porque, tanto o nosso corpo, quanto a nossa mente, merecem relaxar um pouco.

Por esse motivo, separe alguns momentos do dia só para você e faça algo que gosta, como ler um livro, assistir um filme, tomar um banho mais demorado ou curtir com a sua família.

4 – Evite situações de estresse

Um levantamento feito pela International Stress Management Association (ISMA-BR) demonstrou que o Brasil é o segundo país com mais pessoas afetadas pela Síndrome de Burnout no mundo. Esse problema é desencadeado pelo estresse, tendo uma relação direta com a intensidade do trabalho.

As doenças e distúrbios psicológicos afetam diretamente a sua saúde, causando desconforto e sintomas físicos, como aumento da frequência cardíaca, alteração nos níveis hormonais, além de outras situações que prejudicam a sua qualidade de vida.

Por isso, a sua saúde mental é tão importante quanto a sua saúde física.

Caso esteja vivendo em situações de estresse, procure ajuda com psicólogos, terapeutas, médicos ou grupos de apoio.

6 – Mantenha o check-up de saúde em dia

Fazer exames de rotina é a melhor forma de manter a sua saúde em dia!

Afinal de contas, esses procedimentos mostram informações relevantes acerca do nosso organismo, com maiores chances de diagnóstico precoce, bem como na orientação de tratamentos especializados.

Aqui, no Laboratório Marcos Donadon, temos uma infraestrutura completa para te atender e realizar os seus exames. 

Siga-nos no Instagram e Facebook e saiba como manter a sua saúde em dia!

Publicado por: Laboratório Marcons Donadon
Laboratório Marcos Donadon, oferece um ambiente inovador e sofisticado de última geração. O foco é oferecer um tratamento humanizado e completo aos pacientes de todas as idades,com valores mais acessíveis para população.
Não achou o que procurava? Busque aqui!
Nenhum item encontrado.
Posts populares

5 cuidados essenciais para manter a saúde em dia

Exames laboratoriais para realizar em 2021

HIV: saiba com funciona o exame de diagnóstico do vírus

Exame de sangue como devo me preparar?

Assine a Newsletter

    (69) 3229-6917

    Rua Joaquim nabuco, 2105 - Centro 76804-340 - Porto Velho - RO

    Ver no mapa

    Jussara Isa Braga Pacheco
    Responsável técnico
    CRBM: 2417

    Nosso material tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas , consulte o seu médico.

    Termos e serviços